2008
24
abr

Ácido Glicólico

O mais amado dos AHAs (Alpha-hidroxiácidos) merece destaque. Ele é extraído da cana-de-açúcar e formado por moléculas menores que as dos ácidos das frutas. Por isso consegue penetrar mais rápido e profundamente na epiderme.

Como age – Além de seus poderes hidratantes, promove uma leve esfoliação da camada superficial da pele. Com isso, facilita sua própria penetração e a de outras substancias. Também acelera a renovação celular, deixando a pele mais lisa e uniforme.

Indicação – Trata manchas e cicatrizes de acne, mas sua indicação principal é o foto-envelhecimento e hidratação do rosto e corpo. Agrada bastante às pessoas mais jovens, por não exigir afastamento do sol. Ultimamente, vem sendo usado com sucesso também no tratamento de estrias avermelhadas e mais jovens.

Uso doméstico – A concentração do seu uso em casa pode ir aumentando gradativamente, variando de 2% a aproximadamente de 12%, em formulações que atendem a necessidade de cada paciente. Geralmente o glicólico é associado ao kójico (para clarear), ceramidas e lipossomas (para intensificar a penetração) e ARL (um pool de vitaminas anti-radicais livres).

Uso em consultório – Muito comum em peelings suaves, para fazer o que chamam "refrescar" a pele, ou seja deixá-la com uma aparência mais lisa, brilhante e fresca. Mesmo concentrações que variam de 40% a 70%, o peeling com o glicólico é sempre superficial e não ultrapassa a primeira camada da pele. Mas nem por isso é  inofensivo. Mal aplicado, pode produzir uma característica cáustica que vai terminar em cicatriz, hiperpigmentação ou hipopigmentação. Pode ser feito em etapas, uma vez por semana, e combinado com outros peelings.

Efeitos colaterais – Pode causar irritação em pessoas predispostas, com pele sensível ou alérgicas. O fato de não reagir com o sol, porém, produz enganos. As pessoas entendem que podem passá-lo no rosto e ir tomar sol. Não é assim. Pela sua ação esfoliante, a pele se torna mais sensível e fina, suscetível, portanto, a manchas e irritações. Antes de se expor, é preciso lavar o rosto, retirar completamente o ácido e passar um protetor solar acima de FPS15.

RESSALVA
Não sou médica e, mesmo se fosse, não poderia dar uma resposta sem fazer uma consulta pessoal.
Sugiro ainda que não aceitem consultas virtuais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

115 Respostas para “Ácido Glicólico”

  1. APOLONIA:
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO COMPRAR ACIDO GLICOICO, E COLOCAR NO CREME, E GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR ACIDO GLICOICO NA AREA DOS OLHOS TAMBEM. USO OS RODUTOS DA AVON E SAO OTIMOS, MAS NA AREA DOS OLHOS NAO GOSTEI DOS QUE COMPREI GSOTARIA SE ALGUEM PUDESSE ME RESPONDER NO MEU EMAIL, SE POSSO UASR ESTES COM ACIDO GLICOICO NA AREA DOS OLHOS . OBRIGADA APOLONIA, NAO VI NADA SOBRE AREA DOS OLHOS NAS RESPOSTAS.
  2. ana claudia:
    Gostaria de saber se posso usar o ácido glicólico duarante o dia e passar filtro solar por cima. Isso pode agredir e manhar mais minha pele ou nao tem problema.
  3. katia:
    Meu dermatologista passou acido glicólico 10% hidroquinona 4% e acido kojico 2%,será que a composição é boa ou é fraca? Meu rosto possui melasma difícil de sair.
  4. fabiana:
    quero saber urgentemente qual o melhor acido que desfarce mais as esrias(retinoico ou glicolico), e qual o nome de cremes, pomadas ou oleos que possuem acido glicolico ou retinoio!
    pelo amor de Deus responde o mais rapido possivel!
    obrigada
  5. elisa:
    Estou usando ác. glicólico 10%, ác. lático 10%, ác. fitico 4%, hidroquinona 6% e creme gel 30% gr. uso a noite só que depois que passo o creme a área do braço fica melado, não e absorvida o creme, é um horror, está me encomodando.O que devo fazer? Está correto. poderia mandar a difença dos produtos.
    Bjs elisa
  6. Kelvin:
    Ola.. estou usando o acido glicolico em estrias avermelhadas
    15% porque estao grandes e muito vermelhas indicaçao de um amigo meu..
    quanto tempo demora a fazer efeito? terei que combina-lo com alguma coisa?
    abraços
  7. Isa Martins - esteticista Roma - Italia:
    Discordo de algumas partes deste texto, principalmente:
    1) Qdo citado que o glicolico nao ultrapassa a primeira camada da pele: justamente por obter moleculas muito pequenas, é um dos poucos produtos trabalhados na estetica que atingem camadas mais profundas. No caso do glicolico, atinge a segunda camada, o DERMA:
    2) Qdo citado q nao se recomenda evitar o sol: O acido glicolico é FOTOSENSIBILIZADOR, podendo causar manchas a esposiçao solar durante o tratamento. Aconselho uso de protetor solar e que evitem ao maximo a exposiçao ao sol.
    é sem duvida um jolly da estetica, dando otimos resultados no tratamento de manchas e um otimo hidratante da pele.
  8. Maura lopes Rodrigues:
    Gostaria que me mandassem o nome do ácido para combater estrias, que é de 50% ou 70%
  9. Mayara:
    É triste saber, que tratam com acido, como se fosse brinquedo. Acido é coisa sério, não é qualquer um que pode manusear. Quando se começa a utilizar é necessário um tempo estimado de aguarde de mais ou menos 35 dias evitando ao maximo o sol, é o tempo da sua pele voltar ao normal e sem manchas.
  10. ninha:
    Preciso de orientação porfavor me ajudem:
    fui em uma dermatologista para( tirar dermatite populosa nigra )aquelas verruginhas pretinhas devido a idade e de pessoas decor morena. A doutora apricou um acido nomeu rosto bochechas e pescoço me dizendo que resolveria, as verruginhas cairam mais minha pele tá toda manchada com aparencia de agromeraçãode marca de catapora me levando até a depressão,estou muito chateada pois eu não tinha uma mancha,agora ando com roupas de gola alta para esconder as manchas.A dotoura me deu filtro solare e creme klassis ,faz um mês que estou usando e não estou vendo melhora.hoje voltei nela e para semana ela quer me fazer um belinng de acido grícolico mais eu estou com medo e nãosei se sou alérgica pois nem ela entendeu porque minha pele manchou tanto. O acido vai resolver?ou eu não devo fazer? porfavor me ajude pois isso mudou toda a minha vida ! pois além das brusas de gola alta com esse calor eu não tenho mais vontade de sair de casa. obrigadaaa!
  11. geisa nicole:
    gostaria de saber onde poço comprar o acido?
    grata
    geisa
  12. nicole:
    uso o ácido glicóligo para estrias, e quero ir para o sol.. Quantos dias eu tenho que parar de passar para ir ao sol e nao manchar? Faz mal se eu passar um pouco fora das estrias? E quanto tempo demora para curá-la?
  13. THAY:
    ola nicole gostaria de saber se o acido glicolico,e realmente eficas contra as estrias?
  14. denize:
    Gostaria de saber se este acido pode ser usado por maes amamentando se nao tem nenhuma contra indicação? pois fiquei com muitas estrias na barriga avermelhadas
  15. aline:
    ola tenho estria vermelhas na barriga qual a porcentagem que devo usar para tira-las.
    posso usa-la sem medo pois estou amamentado.
  16. Ana:
    Gente desculpem, mas cuidado com dicas milagrosas de pessoas que se dizem especialistas e podem indicar medicamentos que poderão acabar de vez com as suas boas expectativas. Por exemplo: esta pessoa que se diz formada em estética e cosmetologia, escreveu “PROFISSIONAL com a letra C; ginicologita em vez de Ginecologista, interfirindo em vez de Interferindo. Imagina os erros que poderá cometer na sua saúde.
  17. thiago:
    Ola boa noite meu nome é Thiago e gostaria de esclarecer algumas duvidas .

    Meu dermatologista passou um tratamento para ser usado em casa acido glicolico 1% , colageno , filtro solar e algumas vitaminas …… gostaria de saber se isso é uma preparação para um peeling mais forte .. ou se só isso ira resolver meu problema de cicatrizes .

  18. rosiane ap silva:
    ola!!!
    queria muito poder ajudar minha mãe,ela ta com o rosto muito escuro do sol .
    sera q ela pode usar acido glicólico no rosto
  19. maria aparecida:
    OLÁ, LUCIANA!
    O Energil c é o ácido ascórbico encontrado na vitamina c, enquanto o ácido retinóico é encontrado na vitamina A // A minha grande dúvida é: EM QUAL VITAMINA EU ENCONTRO O ÁCIDO GLICÓLICO, E SEI SOMENTE QUE ELE É EXTRAÍDO DA CANA DE AÇÚCAR…
    BJOS, GOSTARIA MUITO DE OBTER SUA RESPOSTA.
    ATT: MARIA.