2008
11
set

11 Perguntas e Respostas Sobre Acne, Cravos e Espinhas

1.Qual a diferença entre espinha e acne?

Acne é o nome da doença, espinha é uma das lesões que podem fazer parte do quadro clínico da acne – aquela lesão representada por uma pequena elevação avermelhada e com ponto amarelado (pus) no centro.

2.Por que algumas pessoas têm espinhas e outras não?

Existe uma predisposição genética, mas acredita-se que praticamente 90% dos adolescentes tenham acne em algum grau. A diferença está na gravidade que é dependente da resposta inflamatória e imunológica de cada pessoa.

3.Quais são as causas das espinhas?

A espinha existe nos casos chamados inflamatórios. As causas, além da predisposição genética são: retenção do sebo, crescimento de bactérias que são habitantes normais da pele, mas que proliferam muito nos pontos onde há espinha, reação inflamatória e imunológica.

4.Como prevenir o surgimento de espinhas?

É importante iniciar o tratamento o mais precocemente possível, quando aparecem os primeiros cravos, independente da idade (pode ser aos 9, 10 anos) e nunca mexer, espremer os cravos ou espinhas. São raras às vezes em que, apesar de todos os cuidados, as espinhas surgem, ou seja, não se consegue prevenir e isso está relacionado à própria gravidade, evolução da doença. Nessa pessoas, há necessidade de intensificar o tratamento para evitar as cicatrizes, as marcas da acne.

5.Como tratar as espinhas?

Inicialmente, são utilizadas substâncias de uso local. Alguns exemplos: peróxido de benzoíla, antibióticos – clindamicina, eritromicina, ácido azeláico. Se o resultado não for bom, é preciso tratamento por via oral, em geral os antibióticos ou, nos casos mais difíceis, a isotretinoína. Nas mulheres adultas, ás vezes é necessário o uso de hormônios, por exemplo, as pílulas anticoncepcionais.


Imagem pertence à JasonRogers

6.É possível remover manchas no rosto causadas pelas espinhas?

Sim, após o controle da doença, usa-se substâncias clareadoras, como hidroquinona, ácido azeláico, ácido retinóico e procedimentos, como a microdermoabrasão e os peelings químicos, que são esfoliações.

7.O que fazer quando o rosto fica marcado com "buracos" por causa da espinha?

As cicatrizes da acne são de tratamento difícil. Em geral, há necessidade de usar produtos a base de ácido retinóico para preparar a pele e depois associar vários tipos de procedimentos como: dermabrasão (lixamento da pele), retirada cirúrgica, subcisão (levantamento dos pontos deprimidos), pequenos enxertos de pele, peelings químicos, laser etc.

8.Qual a diferença entre comedões, pápulas e nódulos?

Comedões são os cravos, brancos ou enegrecidos – em geral são as lesões inicias da acne; pápulas são a espinhas – pequenas elevações avermelhadas com ou sem ponto de pus; nódulos são elevações maiores, mais endurecidas, mais profundas e também avermelhadas.

9.Por que a maioria das pessoas tem cravos no rosto?

Porque na adolescência começa a produção de hormônios e alguns deles, os masculinos, como a testosterona que é produzida nos homens e nas mulheres (em menor quantidade) estimula as glândulas sebáceas presentes na pele que produzem o sebo, que tem função de lubrificar e proteger a pele. Nas pessoas com predisposição genética, a produção de sebo é mais exagerada e aí a pele começa a ficar mais oleosa e podem surgir os cravos. O cravo representa um acúmulo de sebo, queratina (proteína produzida pela pele) e bactérias dentro dos poros que estão com a sua abertura obstruída.

10.É possível prevenir o aparecimento de cravos e espinhas ou todo mundo tem em determinadas fases da vidas?

Se existe a predisposição genética não há como prevenir; o importante é começar a cuidar da pele quando aparecem os primeiros cravos. Como já foi dito, acredita-se que 90% das pessoas terão acne, na fase da vida representada pela adolescência ou puberdade.

11.Acne é uma doença hereditária?

Em parte sim; a predisposição genética deve ser considerada, mas existem muitos outros envolvidos; a acne é uma doença complexa.

Fonte: 50 Perguntas Mais Freqüentes Feitas Ao Dermatologista
Dra. Ediléia Bagatin
Editora Alaúde

RESSALVA
Não sou médica e, mesmo se fosse, não poderia dar uma resposta sem fazer uma consulta pessoal.
Sugiro ainda que não aceitem consultas virtuais.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Acne, Espinhas e Cravos:

  1. 11 Perguntas e Respostas Sobre Acne, Cravos e Espinhas
  2. Quebrando Alguns Mitos
  3. Quando As Espinhas Aparecem

Cursos 24 Horas

Educação a Distância - Cursos 24 Horas

Cursos On line 24 Horas

95 Respostas para “11 Perguntas e Respostas Sobre Acne, Cravos e Espinhas”

  1. MOISES:
    MAS COM O TEMPO AS ESPINHA SAEM ?
  2. juliana melo:
    adorei as dicas principalmente em cicatrizações , bjus a todos
  3. ana paula perlinske de sales:
    Eu gostei da dicas por que eu não tinha espinhas começou aparecer agora eu não tenho muita espinha nem cravo mas gostaria de saber que produto nois poderia usar para cuida do cravos e espinhas por que minha pele é muito oleosa então acho que é porisso que tenho espinhas, eu tenho mas de baixo da boca e na testa e aonde que mas oleosa então gostaria de saber se tem algum produto para cuidar de pele oleosa .
  4. ana paula perlinske de sales:
    E tambem gostaria de saber quando nois fica muito tempo sem fazer sexo se aparece muitas espinhas
  5. ana paula perlinske de sales:
    Gostaria de saber tambem se chocolate é os problemas da espinhas ?
  6. Jennyffer de A.:
    hain eu sofro muito com esse problema, as vezes saem algumas espinhas mais o meu maior problema e umas bolinhas que saem e minha irmã já tentou espremer mas não sai nada ela fala que alergia mais eu não sei oque é ! a minha testa fica cheia as vezes, e tudo isso ai do site me esclareceran muitas duvidas obrigada !
  7. Julie:
    Adorei essa matéria, me ajudou muito a entender como cravos e espinhas funcionam :)
    Ai ai quero procurar logo um dermatologista! :P
    smack
  8. Marcia Cardoso:
    Amei muito vou seguir as dicas
  9. Marcia Cardoso:
    amei as dicas vou segui la
  10. bruninha:
    Eu tenho só 12 anos e estou cansada de tantos cravos no meu nariz , na minha bochecha, no queixo e na minha testa.
    Já cansei de espremer os meus cravos, e fico com vergonha de olhar ‘nos olhos’ de outra pessoa. Já fui até em um médico,e ele me receitou um remédio que não adiantou.
    Como eu faço para acabar com os meus cravos???
    Não aguento mais eles…
  11. maria agda:
    tenho alguns pelos encravados na perna o que faço? sera que e uma doença
  12. karollany:
    tenho espinhas inflamadas& pele oleosa fiz tratamento e nos messes q tava fazendo tratamento meu rosto melhoro 90% ae’ quando terminei voltou as espinhas de novo :( já usei muitos produtos e nada mais continuo com espinhas não espremo espinhas mais cravos sim o q faço
  13. amanda:
    tenho espinha e elas fica muito enflamadas quando estou perto de amestruar tenho pele oleosa já fiz tratamento e nada da jeito epremo cravos de teimosa mais epinhas não principalmente quando estão grandes inflamadas e com o olho verde aeeeeeeee’ espinha é o õh’ genteeeeeeeeeeeeee me ajudeeeeeeeeeeem o q faço uso o q me ajudem pfv ><
  14. Felipe:
    olha, eu tenho + cravos do que espinhas, eu uso aquele sabonete assepsia é mto bom, mas demora um tempo ate tudo ficar limpo, mas melhora sim, eu recomendo, lavo meu rosto todo dia com esse sabonete no banho e as vezes antes de dormir
    abraçosz
  15. Renan:
    O galera assim minha pele melhoro começo de 14 a 17 o meu dia as 7:00 manha po de arroz a agua deixa 1 hora quando for 8:20 usa a minancura mais lave o rosta antes de passar pra tira oliosidade quando for umas 11:45 toma banho ou na pia agua pra remove as impureza cuidado com a minancora tire de vagar pq se naum fik vermelho e use devagar o protex limpeza de pele so na farmacia pra compra umas 2:30 minancora ajuda muito mais cuidado ao passar se nao fik vermelho la pra 5:00 tire banho ou na pia com agua devagar as 7:00 da noite use alguma pomada pra tira oliosidade natura e avon vendi muito bom como opçao as 10:00 ou hora de ir durmir nao passe minancora espalha pelo travesseiro e irrita passe oleo pra clarear a pele e no dia seguinte o mesmo tome muita agua se nao gosta de verdura so come gordura entao coma fruta banana e maça sao riks em potassio manera na masturbaçao homens e mulheres que nao faz bem evite açucar
  16. cinthya nascimento:
    adorei as informacoes sobre espinhas..fico muito feliz em saber que tem tratamento para essas danadinhas espinhas..
  17. kely:
    minha filha tem 7 anos e estar aparecendo alguns cravos e normal
  18. Rozilda:
    Tenho muitos cravos, aqueles que ficam duros que não saem facil, a única maneira que encontrei de retira-los é usando bicarbonato de sódio dissolvido na água, assim eles ficam moles e consigo retira-los, mais depois de 2 dias aparecem tudo de novo.
  19. DEDE:
    oiiiiiiiiiiiiiiiiii eu sofro cm essas desgraçadas des dos meus 11 anos que raiva a minha testa parece uma floresta de tanto que tem o que eu faço os meus colegas so se arriam da vergonha
  20. PATRICIA:
    bem, eu tenho espinhas e me sinto horrivel por que elas sao muitos feias , mas eu tenho certesa que com tratamento tem soluçao e tbm tenho alguns cravos gostei do seu bloog parabens bjssssssssssssssssssssssssssssss gataaaaaaaaaaaa.
  21. Amanda:
    eu tinha uma pele horrivel de dar depressao eu n saia mto de casa e n aguentava me olhar no espelho :[ mais um dia eu fui na dermatologista pela 5 vez e ela finalmente me passo algo q realmente funciona um remedio composto de : base biocompativel 30g,aloe vera 0,5%,acido saliciliico 2%,clindamicina 2%,acido mandelico 5%, azeloglicina 3%, vc mantem na geladeira e coloca so uma vez no rosto a noite e usa protetor solar sao todos com acao anti-inflamatoria e bacteriana e ajuda na pigmentação da pele! por favor TENTEM e mto mto bom, boa sorte (:
  22. ana:
    com quantos anos a espinha começa
  23. sandro:
    Muito bom!